terça-feira, 17 de abril de 2012

Sindae transmite seminário sobre Participação nos Lucros e Resultados ao vivo



O Seminário sobre Participação nos Lucros e Resultados (PLR) está sendo transmitido ao vivo através do site do Sindae. Trabalhadores e trabalhadoras da categoria de diversas regiões da Bahia estão participando do evento que se propõe a debater sos modelos de distribuição dos lucros e resultados das empresas entre os trabalhadores. Quatro empresas da categoria possuem a PLR: Embasa, Cetrel, Saae de Alagoinhas e CERB.    
Posted by Picasa

8 comentários:

  1. Boa tarde Danilo. Desculpe-me usar esse espaço para outro assunto, é que não encontrei um e-mail para falar com você.

    Você comentou na Assembleia realizada no CAB sobre a questão do mês de alimentação dos convocados de Agosto do ano passado, que a Embasa não teria pago o primeiro mês e o Sindae pressionou para que fossem pagos o retroativo.

    Pois bem, assinei o contrato dia 02/04 desse ano e hoje, 28, foi creditado no meu cartão alimentação o valor de 420,00 (não era 440 ?) referente ao período de 02/02/2012 a 01/05/2012. Pergunto: o mês de maio não deveria ter sido pago juntamente? A Embasa não deve pagar o aux. alimentação "no início" do mês? Ou ela só paga depois do mês trabalhado e, neste caso, teremos sempre que pagar o mês inteiro do nosso bolso para no final do mês ela nos reembolsar? Pela conversa que tive com outros colegas, era para ser depositado hoje o valor referente ao mês trabalhado (abril) + o valor referente ao mês de maio. Por favor, me corrija se eu estiver errado.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu velho, primeiro, você pode entrar em contato comigo da melhor forma possível, inclusive ligando pra mim quando quiser. Meu número é (71) 8851-2942. Segundo, você está certíssimo, na segunda-feira (07) iremos entrar em contato com a direção da empresa para tratar dessa questão. Abraços

      Excluir
  2. Segundo dados da própria Embasa ela desembolsará R$ 21.319.178,00 em PPR para 4.522 empregados. Uma conta simples mostra que se o PPR fosse linear cada trabalhador receberia em média R$ 4.714,55. Como uma parte destes receberia um valor proporcional por serem contratados recentemente (até dezembro é claro) o valor recebido seria um pouco maior. Agora surgem as perguntas: O O modelo de pagamento do PPR em folhas com está agora é realmente mais justo com os trabalhadores? Quem são os maiores beneficiários deste modelo? E se você pudesse escolher qual modelo escolheria: o linear ou em folhas?

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos caminhos que o debate pode ser feito. Na próxima semana estarei preparando um material formativo para distribuir para a categoria sobre os possíveis modelos de PPR que podem ser implantados. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Danilo, muito obrigado!!!

    Ficarei no aguardo do resultado de amanhã a respeito do Ticket Alimentação.

    Para lhe adiantar: alguns colegas foram até o setor responsável (GPA) na semana passada e falaram com uma tal de Érima. Segundo contaram, Érima disse que estava certo, pois, segundo ela, o Ticket Alimentação é uma espécie de Cesta Básica paga "depois do mês trabalhado", da mesma forma que o salário, ou seja, é pago no final do mês referente ao mês já trabalhado.

    No entanto, isso parece muito errado uma vez que eles não oferecem vale refeição. Dessa forma, tive que pagar meu almoço o mês inteiro do meu bolso para no final do mês reaver esse dinheiro, e no próximo mês, será sempre a mesma coisa: primeiro eu pago do meu bolso para me alimentar, depois eles me reembolsam no final do mês.

    Saiba que de todos os convocados que assinaram o contrato em Abril, ninguém recebeu o mês atual, somente o mês já trabalhado, inclusive conheci colegas que foram convocados em Agosto/2011 e começaram em Janeiro deste ano e também só receberam referente ao mês já trabalhado.

    Qualquer notícia, por favor, poste no seu Blog ou no site do SINDAE.

    Estamos juntos nessa luta!!!

    E mais uma vez obrigado pela dedicação!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. O Transporte intermunicipal que foi aprovado no novo acordo, já existia no anterior, mas conheço colegas que a nove meses lutam para receber. Esperamos sinceramente que isso seja resolvido, tem gente pagando pra trabalhar na dona EMBASA, isso é uma ... vergonha!!!! (Boris Casoy)

    ResponderExcluir
  6. Tivemos uma reunião de acordo coletivo com a Embasa hoje e pedi que tratasse dessa questão do Ticket. Eu estava acompanhando a contratação do pessoal do concurso e não pude ir. Mas amanhão terei mais informações com relação a isso, mas já haviamos cobrado da Embasa a regularização dessa situação.

    Eu mesmo não recebia o transporte intermunicipal porque não fazia parte do Acordo Coletivo da forma como está posto agora, ou seja, sendo garantido para todos e todas. Estamos tendo problemas com as Unidades de Bonfim e Feira. Se os gerentes administrativos dessas localidades insistirem em descumprir o Acordo nós pararemos essas Unidades. O Acordo é muito claro e tem que ser cumprido.

    Estou à disposição.

    Abraços

    Danillo

    ResponderExcluir
  7. Ok, Danilo. Ficamos no aguardo de boas novas!

    Obrigado novamente!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir