quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sindae cobrará revogação da lei que privatiza a Embasa no 2 de Julho

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae) reivindicará, durante a caminhada do dia 2 de Julho, a revogação da lei que privatiza a Embasa (Lei 7.483) e um Acordo Coletivo de Trabalho justo para a categoria. Já há um acordo entre os parlamentares que  apoiam o governo e o sindicato para que o projeto de revogação seja enviado e aprovado pela maioria dos deputados estaduais. Com relação ao Acordo Coletivo de Trabalho, hoje (28) houve uma assembléia da categoria e foi aprovado o estado de greve por ampla maioria presente. As negociações ainda estão acontecendo, mas caso não haja avanços significativos na proposta da empresa até a próxima assembléia, que será realizada no dia 05/07, a greve será decretada. A categoria está mobilizada e estará presente na caminhada do 2 de Julho, com concentração a partir das 07:00h, no monumento de Maria Quitéria.      

13 comentários:

  1. O Deputado Joseildo Ramos não deu entrada na ALBA com o projeto não??????já se completaram dois meses e nada!!

    ResponderExcluir
  2. que povo ruim este da ALBA,todos as datas comemorativas tem cobrança e nada de revogação.

    ResponderExcluir
  3. O pior é que os parlamentares entrarão em recesso e Joseildo é candidato a prefeito de Alagoinhas. Isso deve protelar ainda mais o envio do projeto. Após a negociação do Acordo Coletivo da Embasa teremos que fazer uma pressão maior.

    ResponderExcluir
  4. OS COMPANHEIROS QUE NOS GOVERNOS ANTERIORES ERAM CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA EMBASA,HOJE SÃO A FAVOR,OS MESMOS SE CAPITALIZARAM DURANTE ESSE GOVERNO PETISTA,ESTÃO COM A MAQUINA, E SABEM A RENTABILIDADE QUE TERÃO SE ABRIREM O CAPITAL DA EMPRESA!E COM CERTEZA VCS JÁ SABEM QUEM SERÃO OS PRINCIPAIS ACIONISTAS!

    ResponderExcluir
  5. Quinta, 19 de Julho de 2012 - 20:40

    Deputado da oposição diz que declaração de Pelegrino sobre privatização da Embasa é uma ‘piada’Fechar: Compartilhe
    Seu Nome:* Seu email:* Email do destinatário* Nome do Destinatário: Sua mensagem:

    Foto: Tiago Melo / Bahia NotíciasO vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Bruno Reis (PRP) considerou uma "piada" a declaração do deputado Nelson Pelegrino (PT) sobre a privatização da Embasa. "Realmente Nelson Pelegrino entende muito de água e esgoto. Tanto que o seu governo praticou um aumento abusivo que chegou a 150% nas contas dos consumidores baianos nestes últimos anos, percentual muito superior à inflação do período, que foi de apenas 22%", disparou o parlamentar. "Quero relembrá-lo da entrevista dada recentemente pelo presidente da Embasa [Aberlardo Rodrigues] ao jornal Valor Econômico, onde fala claramente que pretende abrir o capital da empresa e, consequentemente, privatizá-la", argumenta Reis. "Há uma contradição entre o discurso de ontem e a prática de hoje", afirmou o deputado, que completou ao falar que “o PT antes era contra as privatizações, mas ao assumir o governo sitiou Salvador com diversas praças de pedágio”.

    ResponderExcluir
  6. PT busca 'vacina' para concessões de Dilma a iniciativa privada
    Em suas bases eleitorais, representantes do partido já operam vacinas contra possíveis ataques políticos relacionados ao assunto concessões ou privatizações

    22/07/2012 Presidenta Dilma Roussef



    Preocupado com o pacote de concessões públicas que o governo Dilma Rousseff pretende lançar em agosto, o PT quer manter distância de qualquer coisa que associe a sigla, o governo ou suas lideranças à pauta "neoliberal".

    Em suas bases eleitorais, representantes do partido já operam vacinas contra possíveis ataques políticos relacionados ao assunto concessões ou privatizações.

    Apesar de o partido pontuar de forma quase coreografada as diferenças entre as "concessões petistas" e as "privatizações tucanas", há nos bastidores forte preocupação com a exploração eleitoral do conjunto de iniciativas definido pelo Palácio do Planalto para alavancar investimentos.

    Alguns setores do PT reconhecem, reservadamente, que o tema concessões arranha o discurso histórico do partido contra a agenda neoliberal.

    No início deste ano, durante a preparação do leilão de três dos principais aeroportos brasileiros, tucanos acusaram petistas de praticar "estelionato eleitoral", exigindo um pedido público de desculpas.

    A reação foi imediata. O PT usou as redes sociais e seus contatos políticos junto a sindicatos e entidades do movimento social para evitar que essas críticas "pegassem" no imaginário popular de sua militância.

    Os petistas conhecem bem o potencial eleitoral do tema, explorado à exaustão pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha pela reeleição, em 2006, e depois pela própria Dilma Rousseff na campanha de 2010.

    Desta vez, porém, o pacote de concessões do governo federal é mais ambicioso, e exigirá um esforço extra para neutralizar o provável desgaste político.

    Par dar conta do desafio, emissários da sigla já voltaram a procurar seus contatos no mundo sindical. Eles também pedem para que, na medida do possível, o governo federal inclua representantes dos trabalhadores nas negociações em curso.

    Enquanto isso, a Esplanada dos Ministérios faz os últimos retoques no modelo de concessão para rodovias, aeroportos, energia, portos e ferrovias.

    Realizadas majoritariamente durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), as privatizações serviram para moldar o discurso da esquerda brasileira contra a iniciativa.

    Apesar dos sinais de preocupação, petistas avaliam que esse debate tende a ter pouco efeito na agenda eleitoral municipal, mas pode ser perigoso em períodos de sucessão presidencial.

    Na corrida de 2010, por exemplo, Dilma chegou a ter de explicar algumas das privatizações da era Lula, embora menos relevantes que a de seu antecessor tucano. As informações são da Folha.

    ResponderExcluir
  7. A BOLA DA VEZ SERÁ A EMBASA!

    ResponderExcluir
  8. deixam de investir para depois privatizar.

    Relatório do TCE revela precariedade do sistema de saneamento na Bahia
    A situação é ruim também em Salvador. Conforme a inspeção do TCE, o déficit de ligações de esgoto é de 30%

    23/07/2012 10:52Mudar o tamanho da letra: Foto: Reprodução

    Mais um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) revela a precariedade de uma área importante da Bahia, o saneamento. A inspeção realizada por técnicos da Primeira Coordenadoria de Controle Externo do TCE verificou “em que medida as intervenções implementadas pelo governo para implantação e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário contribuiram para a redução do número de ligações intradomiciliares do período de 2008 a 2010”, pela Empresa Baiana de Agua e Saneamento – Embasa. O diagnóstico é negativo. Houve “fragilidade no estabelecimento de metas e no acompanhamento de avaliação das ações”. Resumindo a história: “Dos municípios baianos atendidos pela Embasa, apenas 12 são contemplados com ligações intradomiciliares de esgoto em percentual acima de 53% da população”. Dos 360 municípios atendidos pela Embasa, 292 não foram contemplados com ligações de esgoto. A situação é ruim também em Salvador. Conforme a inspeção do TCE, o déficit de ligações de esgoto é de 30%. Existem 567.173 ligações de água para 396.315 de esgoto. As informações são da Coluna Tempo Presente, de A Tarde.

    ResponderExcluir
  9. Já acabou o recesso da ALBA,vamos cobrar ao deputado que vete a lei que privatiza a EMBASA.VAMOS ACORDAR PESSOAL DO SNDAE,PARA NÃO ACONTECER COM OS AEROPORTOS BRASILEIROS,DEIXANDO O SINA FICOU TOTALMENTE DESACREDITADO

    ResponderExcluir
  10. Quando é que vão sancionar essa lei,esse alinhamento politico entre vcs e o governo do estado só servem para outras coisas né??????????

    ResponderExcluir
  11. esqueceram SINDAE!!NINGUÉM TOCA MAIS NO ASSUNTO

    ResponderExcluir
  12. No dia 21/03/2013 o Governo do Estado enviou para a Assembléia Legislativa da Bahia o Projeto de Lei que Revoga a Lei que Privatiza a Embasa. O Projeto será votado em regime de urgência no mês de abril. Essa é mais uma vitória do Sindae.

    ResponderExcluir