terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Prefeito do PCdoB privatiza Juazeiro

A câmara de vereadores de Juazeiro aprovou no último dia 14 a privatização de diversos serviços públicos, inclusive o saneamento. Também foram privatizados os mercados municipais Arnaldo Vieira e Joca da Silva, o Camelódromo, o Mercado do Produtor, o terminal de transportes coletivos urbanos e o das barquinhas, das orlas 1 e 2, a gestão do lixo e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O projeto de privatização da cidade foi enviado pelo prefeito reeleito do PCdoB e a população já está arrependida de ter votado num prefeito privatista e que enxerga a prefeitura como uma das suas empresas. Diversas entidades representativas da sociedade procuraram o prefeito para que ele vetasse os artigos privatistas do projeto. No entanto, o seu visível autoritarismo desconsiderou as reivindicações e ele sacramentará o golpe fatal na sociedade juazeirense. O que os comunistas pensam disso?

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Curso de oratória é parte do programa de formação do Sindae






Trabalhadoras e trabalhadores do saneamento da Bahia estão recebendo, nestas duas últimas semanas, curso de oratória promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae). A qualificação faz parte da agenda de formação do Sindae, que na semana passada também contou com a exibição do belíssimo documentário sobre Carlos Marighella, do diretor Carlos Pronzato. Hoje, a partir das 19:00h, também acontece o Vozes do Saneamento, na sede do Sindae, com a presença dos corais da Embasa e Cerb e outras atrações regionais, e que também faz parte da agenda de formação do Sindae. A entrada é franca.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Privatização do saneamento em Brumado

A prefeitura municipal de Brumado, cidade localizada no sudoeste baiano, está tentando a todo custo municipalizar e, posteriormente, privatizar, o serviço de saneamento no município. O projeto de municipalização foi enviado para a Câmara no primeiro semestre deste ano para ser votado, mas a maioria dos parlamentares rejeitou-o. Entretanto, após as eleições municipais, o atual prefeito enviou novamente o projeto para a votação. Assim como aconteceu no primeiro semestre, para barrar essa segunda tentativa de municipalização, o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae) vem desenvolvendo ações de mobilização da população local e dos movimentos sociais da região com o intuito de alertar para o fato de que a municipalização é um passo importante para a privatização dos serviços em Brumado e que se isso acontecer a política de saneamento será pautada pela obtenção de resultados financeiros e não com o propósito de universalização, levando água para quem precisa, independente da condição financeira. Atualmente, a prestação do serviço é realizada pela Embasa, empresa estadual, que vem fazendo investimentos importantes na região. O projeto de lei será votado na próxima segunda-feira (10/12).