sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Convocações do Concurso da Embasa

O conselho editorial do Ambiente Sindical gostaria de esclarecer que este site tem o propósito de estabelecer um diálogo com a classe trabalhadora acerca dos diversos assuntos que envolvem o mundo do trabalho e não está vinculado a qualquer sindicato. O tópico sobre o concurso da Embasa foi criado por conta da demanda de um dos membros do Conselho que é funcionário da empresa e diretor sindical. Portanto, o Conselho sugere que sugestões específicas sobre esse assunto sejam enviadas diretamente para o sindicato através do site http://www.sindae-ba.org.br/ ou através do telefone 3111-1700. 

O AS também gostaria de ressaltar que o Sindae é um dos poucos sindicatos no Brasil que não possuem o Imposto Sindical e por isso depende diretamente das filiações. Dizer que um sindicato não precisa de filiação é um discurso da direita e precisa ser combatido. O que tem que ser dito é que o imposto sindical deve ser substituído pela contribuição negociada e que um sindicato é fortalecido pelo seu elevado percentual de filiação. 

Por falar em concurso público da Embasa, hoje a empresa contratou 23 pessoas concursadas, um número bem abaixo do divulgado pela estatal, tanto no cronograma quanto pelo gerente do departamento de pagamento de pessoal. A empresa tem até o dia 14 de maio deste ano para fazer as contratações ou prorrogar a validade do concurso.      

21 comentários:

  1. E sobre a reuniao o que foi falado nao teve novidades sobre novas convocaçoes nós estamos esperando resposta do sindicato e o mesmo nao se manifesta de nenhuma forma será que o que foi discutido la é tao ruim para a gente ou nem tocaram no assunto novos convocados. valeu e tenha um bom dia.espero que possam responder este meu questionamento e nao se calar como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Volto a ressaltar que em nenhuma outra situação de concurso público há uma relação tão próxima entre aprovados no concurso e sindicato como há entre o Sindae e os futuros contratados. Estou em férias e por isso não participei da reunião com o diretor administrativo da Embasa. Mas informação que foi dada é que este mês foram contratadas algumas pessoas, como informado acima e, segundo o diretor da empresa, está sendo feito um estudo para redimensionar quantas contratações serão realizadas próximo mês. O AS tem verificado que em nenhum momento a direção do sindicato se calou com relação a esse assunto, tendo publicado matérias periódicas no boletim e em constante contato com os aprovados tanto pessoalmente quanto por telefone ou email, sempre que demandado. Além do sindicato, também é preciso enviar email para a ouvidoria da empresa e do Estado, cobrando uma posição acerca da questão.

    ResponderExcluir
  3. não adianta quando questionei sobre os terceirizados da minha região na área de operação mim falaram que isto não existia ai te pergunto como não existir se moro aqui e estou vendo e acompanhando tudo

    ResponderExcluir
  4. O ATUAL PRESIDENTE DA EMBASA ERA O QUE DO SINDAE????????O PT COOPTOU TODOS OS SINDICALISTA DO BRASIL COM CARGOS COMO ESSE ACIMA CITADO.ESTAMOS SEM REPRESENTAÇÃO SINDICAL,A ESPERANÇA É A NOVA TENDÊNCIA QUE ESTÁ SURGINDO A DOS SINDINDICALISTA DA DIRETA,QUEBRANDO ESSE PARADIGMA DE CENTRAIS SINDICAIS SEREM DA ESQUERDA.UMA LUZ NO FIM DO TUNEL....

    ResponderExcluir
  5. Pelo que eles colocaram no gota Dágua sobre o que aconteceu na reunião, nós estamos é ferrados. Ê SINDAEEEE!!!

    ResponderExcluir
  6. é danilo cansei de esperar por vcs esta semana vou procurar e abrir uma açao contra a embasa pois tenho direito pois na minha regional esta cheia de terceirizados ocupando a vaga que é minha por direito.valeu.

    ResponderExcluir
  7. Sindae por favor informe a palavra Direx que Belarmino cita na reunião? Abaixo um pequeno trecho.

    aguarda uma decisão da Direx sobre a prorrogação do prazo do concurso para definir a data das convocações.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal,
    Fui convocado ano passado após mais de um ano de espera, estava revoltadíssimo e ainda estou. Acontece que colegas que há mais terceirizados do que próprios, alías, há setores inteiros onde só trabalham terceirizados aqui em Feira e concerteza essa é a realidade de todos os demais pólos. No entanto, não devemos alimentar qualquer sentimento de disputa com eles, a terceirização é uma decisão política da Embasa para atender às demandas do neoliberias de redução com o custo interno de pessoal. Além disso, tem muita gente ganhando, muita gente por trás das empresas terceirizadas que mudam só de nome. Só pra entender, a cada dois anos(ou menos que isso) essas empresas saem e dão um calote nos terceirizados que embora trabalhem o mesmo e alguns até mais que os próprios da embasa recebem bem menos e não tem nenhuma das "vantagens" que os embasianos tem.
    Quanto ao Sindicato, é pelegão. O a diretoria atual do sindae está visivelmente amarrada aos interesses da Embasa. O acordo coletivo foi um fiasco, a galera nova que entrou votou pra continuar a luta e o sindicato deu pra trás um diretor do sindicato tomou vaia da galera, pediu pra sair, mas depois voltou(ser diretor de sindicato pode oferecer muita coisa). O sindicato não quer mobilizar a categoria pq esta comprometido com a diretoria da embasa e com o governo do estado. Enquanto isso nosso plano de sáude atual é horrível e o plano odontológico não tem previsão de quando vai sair do papel. Alerta quem for de nivel médio que estude pra outro concurso, pois o salário é ridículo. Em resumo o sindicato atual é conivente com tudo que embasa faz e não promove luta, organização, conscientização política ou mobilização. Ninguém suporta mais ouvir o cinismo dos representantes do sindae, pois não representam os interesses da categoria.
    O CONCURSO
    o concurso serviu para aumentar a arrecadação do sindicato e recuperar o seu poder de barganha, afinal, não existe sindicato sem os sidicalizados.
    se ORGANIZEM, cobrem do sindae(afinal eles não podem deixar a máscar cair e vão ter que se colocar ao lado de vocês), vão MP, pois a embasa continua contratando empresas terceirizadas para prestarem serviço fins mesmo depois da homologação do concurso e já perto de encerrar o prazo. Fiquei sabendo que a embasa deve renovar por mais dois anos e tentar empurrar as contratações mais pra frente. o Sindae se nega a fazer nova representação no MPT.
    Olha, Sindicato é importante cara, é a força coletiva do trabalhador, o problema é a atual diretoria e a também a gente que deixa tudo na mao de outros. Estamos nos reunindo pra criar uma pauta de reivindicacoes e brigar por ela, uma proposta da nossa classe, não precisamos de pelegos só pq teem muitos anos de sindicato.
    Pra embasa tá cômodo, pois ela fez o concurso né, embora nao baste fazer tem que convocar, mas só vao convocar se houver pressão. Não desistam do sindae, cobrem, só não se deixem enganar. Sempre que puder vou colaborar aqui e sempre que tenho oportunidade toco no assunto aqui dentro.
    Não desanimem. vale o poema do Quintana:
    "todos esses que aí estão atravancando o meu caminha. Eles passarão. Eu passarinho."

    ResponderExcluir
  9. Direx quer dizer Diretoria Executiva. Quem conhece a minha trajetória nos movimentos sociais e no sindicato vai discordar totalmente daquele que chama essa direção do Sindae de pelega. Aliás, quem conhece a história desse sindicato vai discordar totalmente dessa opinião. Quero ressaltar que não cabe mais ação no MP já que a ação do Sindae de substituição dos terceirizados acabou de ser julgada em Brasília e a Embasa perdeu novamente o recurso. Então, primeiro é melhor falar daquilo que tem certeza e não deflagrar mentiras. Para comprovar a atuação desse sindicato é só acompanhar o boletim semanal. Com relação a aprovação do Acordo Coletivo atual, apenas 4 pessoas na Assembléia Geral dos Trabalhadores foram contra e se há dúvidas sobre os seus avanços é só compará-lo com o anterior e com os das demais empresas do setor no Brasil. Respeito o posicionamento direitista, mas o que tem que ser dito é a verdade. Para finalizar, a atual diretoria do sindicato está renovada, alinhando experiência e juventude, principalmente jovens oriundos do movimento estudantil e popular. Estou em férias, mas a direção entrou em contato comigo e informou que no próximo boletim haverá informações sobre essa questão.

    ResponderExcluir
  10. Soube que algumas pessoas estão sendo contratadas nesta semana.

    ResponderExcluir
  11. Essas pessoas são aquelas que foram convocadas em agosto?

    Quando terá novas convocações? já faz mais de cinco meses da última convocação e o concurso está preste a vencer...

    ResponderExcluir
  12. A informação é de que algumas pessoas são realmente aquelas que foram convocadas em agosto e receberam uma carta para serem contratadas apenas em janeiro deste ano por conta da localidade que optaram. Retorno ao trabalho dia 05/02, mas na próxima semana verifico maiores informações.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. olá pessoal sou mais uma candidata sem infomação,e na espera da bendita convocação, qualquer novidade por favor entre em contato meu e-mail é nyana2010@hotmail.com
    boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  14. ola pessoal sou hum dos candidatos que esta na espera de novas convocaçao meo e-mail e bastos35@hotmail.com sou de itaberaba

    ResponderExcluir
  15. Quando vi falar de convocação achei ate que era uma nova surgindo por aí!!! Mas vi que ainda é aquela de agosto?! Só posso pedir aos caros colegas que por favor mantenha-nos atualizados.

    Aguardando uma luz no fim do tunel.

    ResponderExcluir
  16. Será que como podemos saber o quantitativo de pessoas terceirizadas por cargo? O Sindicato deve ter essa informação?

    ResponderExcluir
  17. OLÁ GOSTARIA DE SABER SE TODOS QUE FORAM APROVADOS NO CONCURSO SERÃO CHAMADOS AGORA QUE FOI PRORROGADO O MESMO?

    ResponderExcluir
  18. Quantas contratações para assist administrativo I no polo de Itabuna serão feitas esse ano?

    ResponderExcluir
  19. Todos os aprovados serão convocados e a Embasa está cumprindo com o cronograma apresentado.

    ResponderExcluir
  20. DANILLO, meu caro, saiu mais uma lista hj dia 06/06, agora só que p região de Paulo Afonso eles n convocam mais agente de manutenção I a um ano, mesmo que faltam apenas 04 p concluir as vagas...Nós aprovados dentro das vagas pedimos a vcs do SINDAE que combrem as convocações dos agente aqui de PA, pois parece que já é quastão politica mesmo.

    ResponderExcluir
  21. E aí Sindae afinal vc's deveriam postar no site oficial o que a Embasa quer afinal pra nós, pois, nós que estamos longe precisamos estar a par do que acontece como vai as negociações, final de tudo assim que concluir minha faculdade vou tentar outro concurso! Passei nesse sem estudar e sei que Deus pode me dar muito mais...

    ResponderExcluir