sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Estatal baiana desrespeita trabalhadores e trabalhadoras

"A Embasa informa que o Plano de Carros, Salários e Carreira (PCSC) da empresa foi homologado, no dia 24 de janeiro, pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia." A informação foi divulgada hoje pela assessoria de comunicação da empresa e segundo a direção do sindicato, em nota, a homologação foi realizada de forma unilateral, ou seja, sem a anuência da representação dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria. Isso porque há diversas discordâncias entre a direção da empresa e do Sindae com relação a tabela salarial, onde alguns profissionais de nível susperior recebem abaixo dos demais, a  legislação regulamentadora da carga horária da profissão de jornalista é desrespeitada e os profissionais de nível médio possuem uma das maiores diferenças salariais do Brasil com relação ao pessoal de nível superior. Além disso, em abril deste ano o PCSC completa 3 anos de implementado e ainda não foi sequer criado um sistema de avaliação, mesmo o Plano prevendo que após 2 anos, ou seja, em abril do ano passado, a empresa deveria ter avaliado os funcionários para que houvesse ou não a promoção por mérito. O sindicato defende que haja tanto a promoção por mérito quanto por antiguidade. A empresa só defende a promoção por mérito. Já os técnicos contábeis, apesar da empresa exigir o registro no Conselho de classe, não foram enquadrados como técnicos no PCSC, permanecendo como profissionais de nível médio, e essa é outra discordância entre sindicato e empresa. A direção do sindicato informa que vai avaliar a questão na próxima reunião da diretoria executiva e retirar os encaminhamentos.     

9 comentários:

  1. Danilão, aconteceu o que eu achava que aconteceria. A diretoria da Embasa, mais uma vez, passou a perna no sindicato. Eu acho que tá na hora de você, que é um cara jovem tanto na empresa como nas idéias, parar de achar que a amizade dos antigos diretores do sindicato com os diretores da empresa seja algo que beneficie o trabalhador. É inadmissível que a diretoria da empresa sempre esteja com um passo ou vários à frente do Sindae. Pare e analise todas as conquistas que vieram com o egresso do novos diretores da empresa, e veja agora as grandes derrotas que vieram de processos que, outrora, eram vistos como vitórias certas! Ponha na balança e veja! Ou você é mais um que quer ampliar os tentáculos para usufruir do bolo? Ou você realmente é um jovem, dito revolucionário, que quer estudar e fazer parte do ambiente sindical e, realmente, tá absorvendo bastante conhecimento pra ser um grande estudioso deste ambiente? Quando você resolver aplicar de verdade tudo o que você tá absorvendo, pode me chamar pra fazer parte da sua empreitada que eu levo vários jovens comigo pra abraçar essa causa; mas enquanto você continuar a baixar a cabeça pras "mentes passadas" que insistem sempre no mesmo discurso, eu não me sentirei à vontade para poder contribuir e dizer que concordo contigo, meu amigo! Felicidades, e boa sorte nas próximas disputas que estão por vir! "E Vamos Continuar Indo à Luta"!!

    ResponderExcluir
  2. Danillo, daremos a resposta à altura, como o Sindae sempre deu a todas as situação. Nós estamos fazendo a renovação da categoria desde 2005 e com a galera do concurso de 2009 que está entrando consolidaremos essa transformação, mas o poder é o poder. Nós não recebemos nada de graça. Ao contrário, conquistamos tudo na luta desde que entramos no Sindae. Não é por nada que temos feito os melhores acordos da história da nossa categoria nos últimos anos. Agora, temos outros desafios, como conquistar a promoção para todos, fazer a revisão do PCSC para corrigir as distorções, transformar a PPR para ser linear, e muitas outras. Eu fico tranquilo, porque fazemos a luta todos os dias e não ficamos esperando no ar condicionado as coisas acontecerem. Essa situação é apenas um novo desafio colocado pra nós que vamos vencer, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  3. Relaxa Grigório; vc é do mesmo grupo que o Danilo; não tenho nada contra a você, mas ainda tem muita gente ali naquele grupo que apenas "aparece" e a luta, mesmo, fica nas costas de poucos; e estes poucos ainda conseguem "contaminar" mentes jovens e boas como a de vocês.
    Não fico em "ar condicionado", apenas percebi que não tava me sentindo bem num grupo onde nunca me senti "aceitado"; mas eu acredito na luta do sindicato, e enquanto tiver essa força jovem lá dentro, a esperança de uma verdadeira mudança ainda existirá.
    Não entenda como uma ofensa, apenas tome isso para refletir um pouco. Você como diretor de comunicação, tente realizar uma pesquisa de satisfação entre os funcionários da empresa.
    Pergunte a eles se estão satisfeitos com a atual gestão do SINDAE; mas faça algo claro e transparente para que as pessoas acreditem no resultado obtido, pois, ultimamente, nas assembléias o pessoal só se mostra insatisfeito, indiganado e contrário às propostas feitas pela cúpula. Façam a pesquisa e trabalhem em cima do resultado dela; talvez isso até ajude a "recuperar" o prestígio, a confiança da classe no sindicato que está abalada sim! Nunca torci pela derrota de vocês, sempre fui a favor da vitória do trabalhador; mas eu já andei nos dois lados e vi sempre as mesmas pessoas, o mesmo modo de agir; há lugares na empresa que pensam em uma terceira força, renovada sem a interferencia dos dinossauros da empresa! Pode parecer utopia, mas não é nada impossível!
    Boa sorte pra vocês dois!
    Saudações!
    Marcelo Costa

    ResponderExcluir
  4. E sem contar a falta de respeito que estão tendo com as pessoas que passaram no ultimo concurso.

    ResponderExcluir
  5. O porquê de não divulgarem esta matéria no meio de comunicação com mais poder de circulação no estado????
    medo,temor a represálias???????
    seria de grande monta que a população ficasse ciente destas mazelas cometidas pelo atual governo do estado,pratica essa que sempre combateram na era Carlista.

    ResponderExcluir
  6. PORQUÊ O SINDICATO NÃO É MAIS CLARO? E AS HORAS EXTRAS DOS OPERADORES QUE ALGUNS PÓLOS GANHAM E OUTROS NÃO? E A PERICULOSIDADE QUE NÃO ESTÁ SENDO PAGA AOS OPERADORES NOVOS E VETERANOS QUE TRABALHAM EM CASAS DE BOMBAS DE ALTAS TENSÕES ELÉTRICAS? PORQUÊ O SINDICATO TEM CIÊNCIA DISSO TUDO E NADA FAZ? PORQUÊ OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NÃO FICAM SABENDO DESSAS IRREGULARIDADES COMETIDAS PELA DIREÇÃO DA EMBASA? ALGUÉM TEM AS RESPOSTAS?

    ResponderExcluir
  7. Deve ser pelas regálias em ser dirigente sindical,quem sabe até indicar apadrinhamentos para cargos terceirizados ou recursos etc........

    ResponderExcluir
  8. PELO QUE VEJO MUITOS ESTÃO INSATISFEITOS COM ESSE SINCICATO DE CLASSE,OU É IMPRESSÃO MINHA????
    QUE VERGONHA!!!!!!
    MUITO BLABLABLA E POUCOS RESULTADOS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. A orientação do Sindae é que o trabalhador ou trabalhadora entre com um processo judicial através do sindicato para que a justiça decida sobre o direito a periculosidade, insalubridade ou hora-extra.

    Não há nenhuma regalia em ser dirigente sindical. Muito pelo contrário, muitos deixam de ganhar pelo que recebiam se estivessem na empresa. Além disso, não recebemos qualquer tipo de gratificação pelo trabalho sindical.

    Também não defendemos sindicalismo de resultados, mas de luta. Sindicalismo de resultados é para os "pelegos".

    ResponderExcluir