quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Experiência da CUT-BA será tema de Encontro Nacional

O projeto Escola Móvel da CUT, realizado na Bahia, será tema de relato durante o I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação (ENDC), nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2012, na cidade de Recife, em Pernambuco. O educador da Escola Nordeste, Emanoel Sobrinho, responsável pelo relato, enfatiza que a experiência parte da premissa de que a comunicação é um direito em disputa na sociedade.

O projeto Escola Móvel da CUT ocorreu em parceria com duas centrais sindicais européias, que financiaram a aquisição de uma unidade móvel tecnologicamente adaptada para potencializar o processo de interiorização da Central no Nordeste do Brasil, cita Emanoel. “Uma das ações da Escola Móvel foi a oficina sobre democratização do direito á comunicação, em Valente(BA), dia 14 de novembro, com a participação de inúmeras lideranças comunitárias, comunicadores, blogueiros, entre outros”, cita o educador. O relato acontecerá no dia 10, das 14h às 17, como previsto na programação do evento.

Encontro em Recife - O I ENDC destina-se, primeiramente, a reunir integrantes de instituições, grupos, movimentos sociais e indivíduos de todo o Brasil, que já estejam envolvidos de alguma forma na discussão e luta pela democratização da comunicação. Além disto, pretende também sensibilizar novos sujeitos para a temática, a partir do debate e visibilidade do tema que o evento possa promover.

Serão realizadas discussões e atividades que abordarão diversos temas, como o marco regulatório das comunicações, a comunicação como direito humano, experiências independentes, comunitárias e contra-hegemônicas de comunicação, uma razão comunicativa descentralizada, dentre outros. O encontro visa, essencialmente, estabelecer redes e fortalecer os mais diversos movimentos em prol da comunicação, objetivando potencializar o espectro de ação dos diversos atores e a capacidade de intervir na formulação de políticas públicas.
Objetivos

A realização do I ENDC tem como principais objetivos:

• Estruturar e fortalecer articulações entre movimentos, entidades e indivíduos envolvidos na luta pelo direito à comunicação em diversos níveis (local, regional e nacional);

• Fazer conhecer e reconhecer a concepção da comunicação como direito humano, articulando conjuntamente instrumentos para promovê-la e buscando sua efetivação por meio de políticas públicas próprias geridas com a participação efetiva da sociedade civil;

• Compartilhar saberes e auxiliar na formação de grupos e de indivíduos que lutem pelo direito à comunicação, a fim de promover o empoderamento e a sustentabilidade das diversas iniciativas.

Por: Daniella Sinotti (CUT Bahia)

Um comentário:

  1. Boa noite Danilo.
    Fiquei sabendo através de funcionários da embasa que haverá uma relocação de convocações de 2012 para 2013 (disseram na assembleia do acordo trabalhista). Queria saber se você pode explicar melhor isso. Pelo que eu entendi só haverá mais convocações em 2013 (contrariando o cronograma que previa que todos os aprovados seriam chamados esse ano). Agradeço muito se puder me ajudar a tirar essa dúvida pois só faltam duas posições para eu ser chamado. Fiquei mais preocupado ainda porque nessa convocação de julho/2012 só teve uma reposição das vagas dos convocados que não compareceram e dos que rescindiram contrato.
    Att,
    Anderson Carlos.

    ResponderExcluir