terça-feira, 22 de novembro de 2011

CUT realiza encontro regional de formação em Salvador

Cerca de 40 dirigentes sindicais da Rede de Formação da CUT no Nordeste participaram do Encontro Nordeste de Formação (ENEFOR 2011), promovido pela Escola Sindical Marise Paiva de Morais, no auditório do Hotel Vila Velha, no centro de Salvador, na Bahia. O ENEFOR aconteceu nos dias 17 e 18/11 e contou com a participação do Secretário Nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço (Tino). O Secretário fez um balanço positivo do Plano Nacional de Formação de Dirigentes (PNFD) e da sua contribuição para fortalecer os sindicatos de base, articulado à estratégia da CUT para disputar hegemonia no movimento sindical e na sociedade. Neste sentido, “o programa de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) atingiu mais de 6 mil dirigentes e militantes, cuja importância estratégica está no resgate do projeto sindical da CUT, a partir dos seus princípios fundantes de liberdade e autonomia sindical”, afirmou.

No balanço regional, Admirson Medeiros (Greg), coordenador geral da Escola NE da CUT, destacou que “com a implementação do PNFD, nossas ações alcançaram mais de 3 mil participantes nos nove estados do Nordeste”. O projeto Escola Móvel de Formação e Fortalecimento Sindical integra a estratégia política de interiorização da CUT na região, como fruto da solidariedade internacional de classe das centrais sindicais UGT-PV (Espanha) e CISL-ER (Itália) com a Central Única. Para Tino, “a vinculação da Escola Móvel ao PNFD está potencializando a nossa capacidade de intervenção nas políticas públicas locais, na perspectiva dos territórios rurais e da cidadania”. Destaque para a experiência-piloto do projeto na Bahia, que fortaleceu o processo de regionalização da Central nos territórios Portal do Sertão, Piemonte e Sisal, semiárido baiano. Em Valente-BA, a CUT-BA e AMARC (Associação Mundial de Rádios Comunitárias) realizaram o Seminário sobre Mídias Alternativas, no dia 14 (segunda-feira), com a participação de sete rádios comunitárias, blogueiros e dirigentes sindicais do território sisal, mais de 40 participantes, em que se construiu uma plataforma de atuação nas políticas públicas de comunicação na região e no estado da Bahia. Essa ação foi articulada com a iniciativa do Cine-CUT na comunidade Valilândia, organizada pelo STRAF Valente, como estratégia de ampliar o diálogo com a sociedade.

Escola Móvel da CUT: Formação, Cultura e Sindicalismo

A realização do ENEFOR sucedeu o ciclo de ações do projeto Escola Móvel na Bahia, ocorrido entre os dias 7 e 16 de novembro, com inúmeras ações nos municípios de Feira de Santana, Irará, Santo Estevão, Antônio Cardoso, Jacobina e Valente. A programação contou com a realização do curso de ORSB, oficina sobre Comunicação, debate sobre Conjuntura Sindical, oficina sobre Juventude Sindical, Capoeira e Grafite, seminário sobre regionalização da CUT, diálogo com comunidades quilombolas e popularização do cinema nas comunidades rurais.
A CUT-SE iniciou a primeira experiência do projeto no Nordeste, no mês de outubro. Por lá, a estratégia de interiorização da Central optou pela implementação do curso de ORSB para dirigentes e militantes de base, visando consolidar a base sindical CUTista nos municípios de Poço Verde e Estância do estado sergipano.
Por Emanoel Sobrinho, Educador da Escola Nordeste da CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário