quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dirigentes da CUT-BA participam do XVII Encontro Nacional de Formação

O XVII Encontro Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (ENAFOR) acontece entre os dias 22 e 25 de novembro, reunindo mais de 100 dirigentes sindicais de todos os estados do Brasil na Escola Sul da CUT, no Complexo Canto da Ilha, em Florianópolis-SC. A Bahia está representada por Danillo Libarino, dirigente do Sindae e membro do Coletivo Estadual de Formação, Conceição Borges, secretária de formação da CUT-BA, e Manoel Messias Vale, secretário geral da CUT-BA e dirigente da Escola Sindical da CUT no Nordeste.

O ENAFOR 2011 visa atualizar a Política Nacional de Formação, em consonância ao projeto político estratégico da CUT frente aos desafios colocados pela disputa de hegemonia na sociedade e no movimento sindical, coerente às deliberações da 13ª Plenária Nacional da Central. Nesse sentido, na abertura do Encontro (dia 22), José Celestino Lourenço (Tino), Secretário Nacional de Formação da CUT, e Júlio Turra, da Direção Nacional da CUT, debateram a conjuntura político-sindical no Brasil e no Mundo.

Júlio Turra enfatizou a importância da formação para construir a consciência dos/as trabalhadores/as enquanto classe para si, que percebe as contradições do conflito de classes e se organiza para lutar por seus interesses, a partir de um projeto de poder na sociedade. "A CUT nasceu como instrumento orgânico das lutas da classe trabalhadora dos fins da década de 1970, contrapondo-se ao capitalismo e à estrutura sindical corporativista brasileira. Ao resgatar e disseminar essa história e os princípios da Central nos seus programas formavativos, a Rede de Formação cumpre um importante papel na construção da consciência de classe para si dos trabalhadores", disse. Numa ação de solidariedade internacional de classe, Júlio destacou a contribuição da CUT para construção de um centro de formação para trabalhadores do movimento sindical do Haiti, na contramão da presença militar do governo brasileiro, que reforça os interesses imperialistas nesse país.

O debate sobre a Estratégia Política da Formação foi iniciado no dia 23, com uma exposição dialogada realizada por Tino, seguida por um trabalho de grupo que aprofundou as discussões em torno de propostas concretas para aprimoramento e materialização dessa estratégia. E hoje, dar-se continuidade à apresentação dos programas formativos de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), Negociação e Contratação Coletiva, Desenvolvimento Políticas Públicas e Ação Regional (DPPAR) e uma formação específica para os conselheiros do Sistema "S".

Participação com intervenção. A delegação da CUT-BA participa ativamente da programação e debates do XVII ENAFOR. Messias Vale acredita que esse espaço é fundamental para fortalecer a participação das Estaduais da CUT, Ramos e Escolas Sindicais na construção da Política Nacional da CUT. Para Conceição Borges, esse debate contribuirá para enriquecer a programação do Encontro Baiano de Formação, a ser realizado nos dias 15 e 16 de dezembro, em Feira de Santana-BA. As atividades continuam, com o temas sobre Educação Profissional e o Pronatec, Rede de Formação e Sustentação Financeira. O encerramento está previsto para tarde de amanhã (25).

Por: Emanoel Sobrinho, Educador da Escola Nordeste da CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário