segunda-feira, 4 de julho de 2011

A composição orgânica do capital e a classe trabalhadora

Para Marx, a compreensão sobre a composição do capital é fundamental para entender a influência que o capital exerce na vida da classe trabalhadora. Ele explica essa composição através de duas perspectivas: a perspectiva de valor ou composição orgânica do capital que é aquela determinada pelo valor dos meios de produção e pelo valor da força de trabalho; e a perspectiva da matéria que é a relação proporcional entre a massa dos meios de produção utilizados e o montante de trabalho exigido para o seu emprego.

Se a composição orgânica não se alterasse, ou seja, se determinada massa de produção requeiresse sempre o mesma massa de força de trabalho haveria um crescimento do capital gerado pela acumulação da mais-valia que é retransformada em capital variável e, consequentemente haveria um aumento da demanda de trabalho. Como a demanda de trabalho se tornaria maior que a oferta a tendência seria o aumento dos salários. Porém, a pretenção do capitalismo é justamente a alteração orgânica do capital porque o que interessa para o capital é o aumento do proletariado com a manutenção de um nível salarial que não prejudique o percentual de acumulação para que a mais-valia também se eleve. Pois o princípio é de que a riqueza advém do trabalho e quanto mais força de trabalho mais geração de riqueza.



Abro um parênteses para avaliar o quanto é importante também levar em consideração que a incorporação da tecnologia à força de trabalho pode fazer com que o percentual de lucros aumente e seja gerado um exército de reserva ou um número de desempregados suficientes para pressionar os salários e manter ou reduzir a quantidade de postos de trabalho.


A reprodução da força de trabalho faz parte do processo de valorização e reprodução do próprio capital. Portanto, o aumento da quantidade de trabalhadores implicará também no aumento na quantidade de trabalho não pago, que é a mais-valia. Esse processo compõe o ciclo de reprodução ampliada da riqueza como capital. Pois o objetivo é justamente a ampliação da dominação do capital sobre a classe trabalhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário